Pesquisa


Novas soluções para a formação de Engenheiros do sec. XXI

A era da informação e do desenvolvimento tecnológico trouxeram imensuráveis avanços para a sociedade, para a economia e para a saúde. Em contrapartida, o mundo está mudando cada vez mais rápido, gerando incertezas, complexidade e ambiguidade. Esse cenário gera bastante instabilidade social e no mercado de trabalho e, por isso há, hoje, uma crescente exigência por competências que normalmente não são desenvolvidas em cursos clássicos de engenharia. Ou seja, há uma grande desconexão entre o que é ensinado nas universidades e as habilidades exigidas dos jovens no mundo profissional. Além disso, o comportamento dos jovens universitários tem mudado radicalmente resultando em elevados índices de insatisfação, abandono e desmotivação com o processo de aprendizagem. Dessa forma, é de grande importância repensar o ensino de engenharia buscando formas de alinhar metodologias ativas de aprendizagem, a internet e redes sociais e o perfil do estudante atual. Esse projeto tem então como principal objetivo criar metodologias de aprendizagem inovadoras, ágeis e ativas que possam ser adaptadas à realidade do mundo volátil, incerto e complexo que vivemos.

Repensando a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação na Engenharia de Materiais

As tecnologias utilizadas pela a indústria 4.0 são disruptivas e irreversíveis. O modo como os produtos e serviços são feitos foram modificados por meio de novas tecnologias que se conectam e fazem a barreira entre o físico e o digital desaparecer. No caso da Engenharia de Materiais se observa uma busca por produtos mais sustentáveis, processos mais ágeis e personalizados e materiais inteligentes. Este projeto de pesquisa tem com principal objetivo avaliar os principais impactos do advento da Indústria 4.0 na Engenharia de Materiais e como a inovação pode ser pensada e incentivada desde a formação profissional nesta área.